Amigos do Hospital Universitário

Amigos do HUM, a comunidade ajudando a fazer o sucesso do hospital

Parceria. Esta é uma palavra presente na história do hospital da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde que foi traçada a primeira linha do projeto, desde que foi assentado o primeiro tijolo, e continua até hoje com laços cada vez mais fortes com uma comunidade sempre pronta para suprir necessidades e tornar ideias em realidade.


O Hospital Universitário de Maringá (HUM) é regional e público, mantido basicamente com repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), que, como se sabe, são insuficientes para toda a demanda por serviços. E é para atender a essas demandas que há 20 anos foi criada a Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá, a AAHU, instituição formada por voluntários que realiza eventos e promoções para arrecadar recursos para apoiar e ajudar o HUM a prestar um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado, com dignidade para os pacientes.


“A associação busca atender as necessidades urgentes, atuando onde o Estado não alcança, não tem agilidade ou recursos”, diz Miriam Bardeja, servidora aposentada da UEM e hoje presidente da AAHU.


Conhecedora profunda da luta do HUM para prestar o atendimento que a comunidade espera, ela diz que, como instituição pública, o hospital muitas vezes tem que agir no tempo imposto pela burocracia diante de problemas que não podem esperar. É aí que entra o trabalho dos amigos do HUM.

Amigos do Hospital Universitário

Os bazares dos Amigos do Hospital Universitário já são tradição em Maringá Foto: Arquivo

 

“Contando sempre com a colaboração da comunidade, procuramos atender da melhor forma e agilidade solicitações do hospital, que vão desde aquisição de instrumental para transplantes de córnea, equipamentos, tubulação de gás para a UTI Pediátrica, até equipar uma sala, dentro do hospital, para descanso de acompanhantes das crianças internadas na UTI Pediátrica, tornando, dessa forma, um ambiente mais confortável e acolhedor”, explica Bardeja.

 

 

Casa de Apoio, um sonho que se realiza

 

Todas essas ações da Associação de Amigos do HUM contribuem para a qualidade dos serviços prestados pelo hospital, mas o grande sonho dos voluntários que fazem parte da associação é oferecer acolhida aos pacientes e acompanhantes durante a permanência para atendimento no Hospital Universitário.
“Para isso, no ano de 2022 a associação adquiriu um imóvel, onde, após as adaptações e ampliações necessárias, funcionará a Casa de Apoio aos familiares, acompanhantes e pacientes do HU, reivindicação antiga e extremamente necessária para um hospital público e regional”, diz a presidente.

Amigos do Hospital Universitário

A propriedade que será a Casa de Apoio já foi comprada com dinheiro arrecadado por bazares; agora precisa do dinheiro para a construção Foto: Luiz de Carvalho

 

O imóvel, que fica na Rua São Vicente de Paulo, a uma quadra e meia do hospital, foi adquirido com dinheiro vindo da comunidade por meio de eventos e os famosos bazares de produtos apreeendidos pela Receita Federal.


A casa que já existe no local será ampliada e adaptada para oferecer um ambiente acolhedor, com camas confortáveis e limpas, chuveiros quentes, café da manhã, refeições completas ao meio-dia e a noite, sala com TV e jogos para os adultos e uma brinquedoteca para alegrar crianças de diferentes idades. Tudo sem qualquer custo.


A ideia surgiu porque, como o hospital atende pacientes de todo o noroeste do Estado, os acompanhantes de pacientes vindos de outras cidades nem sempre trazem dinheiro suficiente para se hospedar em hotel e fazer as refeições em restaurante enquanto o paciente permanece internado. A internação pode durar muito tempo e o acompanhante precisa se manter na cidade. É para atender a esse público que está sendo implantada a Casa de Apoio, um sonho que está virando realidade.

 

Mais uma vez, a sociedade presente

 

Com dinheiro levantado nas últimas campanhas, eventos e bazares, a Associação pretende iniciar o mais breve possível a adaptação do imóvel. O ambiente para alojamento das pessoas será na casa que já existe no terreno, na parte da frente será construído um prédio com dois andares, devendo a parte de baixo servir para um bazer permanente e a de cima terá as salas de administração e de serviço.
Também para essas adaptações a sociedade se faz presente. A empresa Paulo Moretti Engenharia doou o projeto arquitetônico e os complementares, outra empresa se dispõe a doar parte da mão de obra e um grupo de comunicação estuda a possibilidade de fazer campanhas para arrecadar o material de construção.

Um comentário sobre “Amigos do HUM, a comunidade ajudando a fazer o sucesso do hospital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *