O professor doutor William Mário de Carvalho Nunes, que até pouco tempo atrás era chefe do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e a mestre Kiyomi Hirose, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), representaram no programa Conexão UEM, da TV UEM e Rádio UEM FM, os 87 docentes e técnicos da UEM que se aposentaram no último ano, já que seria impossível ouvir de uma só vez todos os aposentados do ano.
O Conexão UEM vai ao ar todas as sextas-feiras às 9 horas, sempre procurando melhorar a integração dos servidores e estudantes com a instituição e também com a comunidade externa.
O programa, segundo a vice-reitora Gisele Mendes, foi uma conversa para conhecer melhor servidores que deram décadas de trabalho à construção da universidade de Maringá e agora, mesmo aposentados, continuam dedicando suas experiências à UEM. Gisele representou a TV UEM e a rádio foi representada no bate-papo pelo comunicólogo Marcelo Henrique Galdioli.
O professor agora é pesquisador sênior
William Carvalho Nunes, pesquisador sênior do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, é também especialista em cítricos e presta assistência a produtores de laranja do Arenito Caiuá, ultimamente está se aperfeiçoando também na área de flores.
Aos 63 anos de idade, ele tem 43 de UEM. Chegou em 1980, quando foi aprovado no vestibular para a quarta turma do curso de Agronomia, fez toda a graduação e trabalhou no mercado privado por dois anos, quando voltou para a universidade para participar, como agrônomo, do Projeto Stévia, que fez história por ter sido o primeiro projeto de pesquisa da história da UEM que resultou em patente, na implantação do Núcleo de Estudos em Produtos Naturais (Nepron) e abriu portas para que a universidade maringaense se destacasse na área de pesquisas.
Depois do sucesso da pesquisa dirigida pelos mestres e pesquisadores Mauro Alvarez, Amaury Couto e Altair Bertonha, William se tornou professor substituto no curso de Agronomia, fez concurso público e se tornou professor, fez mestrado, doutorado e permaneceu na UEM por mais 35 anos, foi chefe de Departamento e do Centro de Ciências Agrárias e assim foi até a aposentadoria.
Mas, a aposentadoria não encerrou a relação do professor William Nunes com a Universidade Estadual de Maringá. Ele continua, só que agora trabalhando com os cursos de pós-graduação. Agora é pesquisador sênior, com sala própria e a plaqueta na porta com seu nome.
Ajudando a criar e coordenar cursos
Já a professora Kiyomi Hirose chegou à UEM trazendo na bagagem a experiência de ter trabalhado em outras instituições. Ela iniciou a carreira de professora universitária na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, a Fafipa, onde tinha se graduado anos antes. Buscando novas perspectivas, fez concurso na UEM em 1982 e desde faz parte do quadro de professores. Teve também um período de seis anos trabalhando na prefeitura de Maringá e voltou para a UEM, onde ajudou a criar cursos, foi coordenadora de cursos e, a exemplo de William Nunes, mesmo aposentada continua contribuindo com a universidade.
A presença de Hirose e William Carvalho no Conexão UEM – Vivências Acadêmicas: Diálogo com Servidores Aposentados foi uma continua de uma cerimônia realizada em 11 de outubro no auditório da Biblioteca Central (BCE), quando o reitor Leandro Vanalli e a vice Gisele Mendes, em nome de toda a universidade, homenagearam os 87 servidores que acabavam de se aposentar.
“O ideal seria que fizéssemos o programa com os 87, todos têm histórias para contar desse tempo de UEM, mas, escolhemos dois deles para representar a todos”, explicou a vice-reitora.