Walking Tour

Maringaenses são convidados para turismo arquitetônico, a pé, no centro da cidade

Os espaços de valor histórico e turístico da área central de Maringá, com detalhes arquitetônicos e urbanísticos marcantes, farão parte do Walking Tour Arquitetônico que a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) realiza nesta terça-feira, 26, a partir das 8h30. O passeio será conduzido pela arquiteta Tânia Verri, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil para a Região Sul.


O tour faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Turismo, que é celebrado pela Organização Mundial do Turismo no dia 27 de setembro.


As inscrições podem ser feitas via formulário (acesse aqui) até segunda-feira, 25, ou até todas as vagas serem preenchidas. O passeio terá início às 8h30, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), onde haverá um bate-papo sobre a história de Maringá, com imagens ilustrativas das edificações. Além do CAC, o roteiro contempla as agências bancárias na Avenida Getúlio Vargas, a Praça Renato Celidonio, o Hotel Bandeirantes, o Paço Municipal e a Catedral.


“Maringá é uma cidade com muitas opções para turistas e que carrega muita história por trás de cada espaço. Buscamos sempre incentivar as ações voltadas ao turismo e à cultura, valorizando a nossa cidade”, afirma o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.


A organização do evento recomenda o uso de roupas e calçados confortáveis, boné ou chapéu e utilização de garrafa de água. Em caso de chuva, o evento será adiado e a coordenação entrará em contato com os participantes para confirmar o cancelamento e, posteriormente, a nova data.

Walking Tour está virando moda

Os walking tours não são novidade, sempre foram praticados na Europa, América e até no Brasil, geralmente com temas específicos e em áreas não muito grandes.

Walking Tour

Grupo de turistas fazem caminhada guiada em Baltimore, Estados Unidos – Foto …

 

Trata-se de um passeio guiado normal, só que a pé e em áreas pequenas.

 

Há registros de walking tours em diversas capitais do país, especialmente na região sudeste. Na cidade de São Paulo, por exemplo, pode-se citar a “SP Walking Tour e a Caminhada Noturna, que possui ainda um contexto de revitalização do centro da cidade São Paulo e que é realizada há mais de uma década, sempre às quintas-feiras nas escadarias do Teatro Municipal, às 20 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *