nova ciclovia

Nova ciclovia, na Mário Clapier Urbinati, vai ligar o Jardim Universitário à Avenida Mandacaru

A Avenida Mario Clapier Urbinati, que liga o Jardim Universitário, na Zona 7, à Avenida Mandacaru, vai ganhar uma ciclovia ainda neste ano, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana de Maringá. A obra já foi licitada e o contrato assinado entre a empresa vencedora e a prefeitura, devendo a ordem de serviço ser assinada em fevereiro.

 

A ciclovia será de apenas 750 metros de extensão, no trecho entre a Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, na Avenida Mandacaru, e o Ribeirão Mandacaru, parte da avenida com duas pistas. O trecho entre o Ribeirão Mandacaru e a Avenida Lauro Werneck, no Jardim Universitário, é de apenas uma pista simples e estreita, não havendo espaço para uma pista para bicicletas. Porém, a ciclovia que será construída será uma continuidade da ciclofaixa já existente na Rua Professor Itamar Orlando Soares, paralela ao campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Ao chegar à Avenida Mandacaru, a nova ciclovia vai encontrar outra ciclovia, que percorre toda a Avenida Mandacaru até a Avenida Brasil, pela qual é possível chegar a qualquer outra ciclovia que vai até a área central.


A empresa vencedora da licitação é de Sarandi e, de acordo com o contrato, terá um prazo de 300 dias para entregar a obra pronta. O valor da obra é de R$ 647.093,67.

 

A construção da ciclovia na Avenida Mário Clapier Urbinati é prevista no Plano de Mobilidade Urbana de Maringá, o PlanMob. Atualmente Maringá tem 43 quilômetros de ciclovias, mas o PlanMob prevê chegar a 57 quilômetros nos próximos dois anos.

 

O PlanMob apontou que 52% dos maringaenses usam a bicicleta pela economia proporcionada com deslocamento para o trabalho, 34% para ir para a escola, 8% por questões de saúde e forma física e 6% para lazer. As bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos em Maringá, o dobro da média nacional, que é de 3%.

 

Além disso, a Prefeitura de Maringá faz manutenções pontuais nas ciclovias. Equipes das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Obras (Semop) realizam reparos nas pistas das avenidas Mandacaru e da Horácio Racanello Filho. Em breve, serão feitos reparos em outras ciclovias. Já a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) faz podas de galhos de árvores nas ciclovias, garantindo um bom trajeto aos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *