ParCão da Mandacaru

ParCão da Mandacaru será aberto sábado e faz Maringá amiga dos animais

Com 10 equipamentos para a diversão de cães, bebedouros e locais para alimentação, a Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco está sendo transformada em um novo ambiente para diversão e socialização de cães, ambiente que em Maringá ganhou o nome de ParCão.


O cachorródromo está sendo criado pela prefeitura, que vem cada vez mais transformando Maringá em cidade amiga dos animais. Ao mesmo tempo, a nova obra dará um melhor aproveitamento à Praça Jacinto Branco, na rotatória no cruzamento das avenidas Mandacaru e Alziro Zarur, em uma das áreas mais habitadas da cidade.

A Praça Jacinto Ferreira Branco, cujo nome é uma homenagem ao pioneiro que implantou um dos primeiros estabelecimentos comerciais da Avenida Mandacaru, também foi revitalizada para garantir um novo espaço de diversão não somente para os cães, mas para toda a família.


Durante a inauguração, das 9 às 12 horas deste sábado, 1º. haverá diversas atividades gratuitas e prestação de serviços para a comunidade, como os projetos Maringá Recicla e Moeda Verde. Haverá distribuição de pipoca e algodão doce, feirinha de adoção de animais, orientações sobre castração e maus-tratos, atendimento móvel do Procon com orientações e registros de denúncias, pintura personalizada em crianças e orientações de trânsito. 


O novo espaço segue o mesmo modelo do primeiro ParCão, instalado há um ano em uma área entre a Catedral, Câmara Municipal e Instituto de Educação Estadual e que tornou-se referência nacional.


Na praça, a Secretaria de Infraestrutura realizou a troca das antigas luminárias por lâmpadas de LED. Foram instalados novos bancos, além da revitalização do calçamento, pintura da ciclovia e outras melhorias no meio-fio, galerias e demais estruturas. O paisagismo do local também foi renovado. 


“Vamos entregar um espaço novo, não apenas para os pets, mas para toda a comunidade da região. Somos referência na causa animal e o nosso ParCão tornou-se modelo para todo o Brasil. Agora, estamos ampliando esse equipamento e de forma descentralizada”, destaca o prefeito Ulisses Maia (PSD). 

 

 

Confira as atividades na inauguração do ParCão

  • Moeda Verde; 
  • Maringá Recicla; 
  • Distribuição de pipoca e algodão doce;
  • Feira de adoção de animais;
  • Orientação sobre castração e solicitação do procedimento no aplicativo Petis;
  • Orientação sobre denúncias de maus-tratos de animais;
  • Atendimento pelo Procon com registro de denúncias e orientações sobre direito do consumidor;
  • Atendimento da Secretaria de Mobilidade Urbana com posto móvel e orientações sobre trânsito;
  • Consulta de CNH e documentações;
  • Entrega de jogos educativos para crianças;
  • Pintura personalizada em crianças.
parcão da mandacaru

São necessários alguns cuidados para passear nos cachorródromos Foto: Internet



Vacina antes de brincar no ParCão


As unidades do ParCão existentes em Maringá reúnem diferentes cãezinhos que interagem entre si. Existem muitas doenças infectocontagiosas que podem passar de um pet para outro por meio do contato, mas muitas são prevenidas com as vacinas de cachorro obrigatórias. Por isso, existe uma regra comum a qualquer parque: cachorro só entra se estiver vacinado. Isso garante que nenhum cãozinho vai passar uma doença para outro. Além disso, não é indicado levar uma cadela no cio ao pet parque, pois pode gerar confusões.

 


Dicas para aproveitar o passeio

 

O portal Patas da Casa, de grande audiência na internet e que trata somente sobre assuntos relacionados a animais domésticos, traz uma série de sugestões que podem ser aproveitadas pelos proprietários de animais ao levá-los para passear em parques. Vamos mostrar aqui algumas delas.


Pode ter certeza que levar o pet para um dia no parcão vai ser um programa divertido tanto para você quanto para o cachorro. O parque canino é um ambiente de lazer e um ótimo lugar para conhecer pessoas e animais novos. Como dicas nunca são demais, confira algumas extras sobre como usar o parcão com seu doguinho da melhor forma para todos:

  • Vá nos horários de menos sol: cachorro sente calor e pode ser muito incômodo. O chão quente machuca suas patinhas e ainda pode causar queimaduras. Por isso, evite sair nos horários de maior temperatura. Prefira ir ao parcão de manhãzinha (antes das 10h) ou de tardinha e noite (após as 16h). 
  • Catar cocô: uma das vantagens do parcão é ser um local bem limpinho para seu pet passear. Porém, você precisa fazer sua parte para que ele se mantenha assim. Sempre recolha o cocô do cachorro, pois além de ser higiênico, é uma questão de saúde pública, já que as fezes podem transmitir doenças. O cachorródromo costuma oferecer saquinho para recolher cocô, mas leve o seu mesmo assim para garantir. 
  • Cachorro doente: se o seu cachorro estiver com algum sintoma como diarreia, vômito, dores ou apatia, não o leve ao parcão – o mais indicado é levar no veterinário mesmo. Ele pode estar com algum problema de saúde e, caso seja uma doença transmissível, pode acabar contaminando outros cães no cachorródromo.
  • Confira as regras: cada parcão tem um regulamento específico. Portanto, sempre procure saber antes as regras do parque de cachorro para evitar problemas.

 

 

Mais notícias de Maringá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *