Semana Municipal de Prevenção às Drogas’ reforça conscientização e debate sobre saúde mental

Semana de Prevenção às Drogas abre debate sobre saúde mental

A Diretoria da Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), realizou nesta segunda-feira, 22, a abertura da Semana Municipal de Prevenção às Drogas.

 

A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, e integra a programação do ‘Junho Branco’, campanha voltada à conscientização sobre os impactos do uso de álcool e outras drogas e à promoção da saúde mental.

 

A campanha tem como objetivo ampliar o debate, fortalecer ações de orientação à população e promover reflexões sobre saúde mental, acolhimento e reinserção social. O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, reforçou o compromisso com ações de prevenção, conscientização e acolhimento.

 

“É preciso ampliar o diálogo obre saúde mental. Esse é um período para prestarmos mais atenção em quem precisa de ajuda. Precisamos falar sobre cuidados e dependência química de forma aberta, acessível e didática, aproximando a informação da população e fortalecendo a rede de apoio existente no município”, ressaltou.

 

Participaram do evento, entre outras pessoas, os vereadores Professor Pacifico (Novo) e Uilian da Farmácia (União Brasil), o capitão Lucas Eduardo Nicola, comandante da 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP). e o gestor da Comunidade Projeto Renascer Vidas, Jair Teixeira.

 

“Mais do que orientar, é preciso acolher. Muitas pessoas enfrentam situações de sofrimento e exclusão social e o acolhimento é um passo fundamental para que elas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade e superar a dependência de substâncias”, afirmou o representante do Albergue Santa Luiza de Marillac, frei Sebastião.

 

Ainda na abertura, a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Rony Peterson Pedroso Barbosa, explicou que a prevenção passa pelo acesso à informação, conscientização da população e trabalho coletivo. “A prevenção ocorre por meio da informação e do trabalho integrado entre o poder público, as entidades e a sociedade civil. Quanto mais conhecimento e conscientização oferecermos à população, aumentados as possibilidades de evitar situações de risco.”

 

 

Confira a programação

Trânsito Consciente: Álcool e Drogas não combinam com direção
Quando: Terça-feira, 23, às 19h
Onde: Salão Comunitário do Jardim Olímpico, na Rua Uirapuru, 586, Jardim Olímpico

 

Cine-debate – Atividade realizada em parceria com o Conselho da Comunidade e acadêmicos de Direito da Unifeitep
Quando: Terça-feira, 23, às 19h30
Onde: Colônia Penal Industrial de Maringá, Estrada Velha, 2.812, Gleba Ribeirão Colombo

 

Formação de servidores – Saúde mental no trabalho com a vice-presidente do Comad, Helena Maria dos Santos

Quando: Quarta-feira, 24, às 8h30

Onde: Auditório da SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85

 

Blitz informativa

Quando: Quarta-feira, 24, das 10h às 12h

Onde: Terminal Intermodal Urbano de Maringá, na Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 667

 

Roda de conversa com comunidades terapêuticas não formais, com o psicólogo da 15ª Regional de Saúde, Mário Seto

Quando: Quarta-feira, 24, às 14h

Onde: SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85

 

Blitz informativa

Quando: Quarta-feira, 24, às 15h

Onde: Feira Livre do Produtor, na Avenida Prudente de Morais

 

Recomeçar é uma questão de atitude – Palestra com a assistente social Thaina Marieli Silva Andrade

Quando: Quinta-feira, 25, às 9h

Onde: Condomínio do Idoso, na Rua Pioneiro João Luís Dias, 566

 

Blitz informativa

Quando: Quinta-feira, 25, das 11h às 13h

Onde: Restaurante Universitário da UEM

 

Formação de servidores – Saúde mental no trabalho com a vice-presidente do Comad, Helena Maria dos Santos

Quando: Quinta-feira, 25, às 14h

Onde: Auditório da SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85

 

Flopando a Própria Vida: quando o vício em telas começa a controlar suas escolhas – palestra da neurobióloga Sheron Mendes

Quando: Quinta-feira, 25, às 15h

Onde: Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, na Avenida Franklin Delano Roosevelt, 5.485

 

Blitz informativa

Quando: Quinta-feira, 25, das 18h às 19h30

Onde: Restaurante Universitário da UEM

 

Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas e 7º Fórum Intermunicipal de Políticas sobre Drogas de Maringá, com o tema ‘Dependências Digitais: Laços e Perigos Reais’

Quando: Sexta-feira, 26, das 8h30 às 16h

Onde: Unicesumar, na Avenida Guedner, 1.610, no Auditório Dona Etelvina (Bloco 7)

 

 

NOTÍCIAS DE MARINGÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *