temporal derruba ginásio de esportes de Mandaguaçu

Temporal derruba ginásio de esportes de Mandaguaçu, árvores e postes em Maringá e região; veja vídeos

O temporal que se abateu sobre a região de Maringá na madrugada desta quinta-feira, 7, foi considerado um dos maiores das últimas estações, com ventos que em alguns momentos chegaram a 130 quilômetros por hora e o volume de chuva em duas horas foi superior ao que choveu durante o mês de setembro inteiro.

Em Maringá, Paiçandu, Mandaguaçu, Ivatuba e Doutor Camargo equipes ainda trabalham para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, água e mesmo o trânsito. Em muitos lugares ainda há árvores caídas sobre casas e nas ruas. Também nesta madrugada, temporal derruba ginásio de esportes de Mandaguaçu, uma construção de mais de 30 anos.

De acordo com a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em cerca de duas horas choveu quase 60 milímetros, mais do que no mês setembro inteiro, quando choveu a média de 50 milímetros na região.

Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil de Maringá, pelo menos 70 árvores caíram ou tiveram derrubadas galhadas pelo vento e vários postes também caíram, deixando vários bairros da zona norte sem energia. O coordenador da Defesa Civil, Adilson Costa, diz que os danos foram maiores dos jardins Quebec, Palmares, Parque das Palmeiras e o distrito de Iguatemi. Na zona rural, além de queda de árvores, houve destelhamento de barracões usados para a criação de bicho-da-seda.

 

Abelhão não resistiu

O município de Mandaguaçu foi o mais atingido da região.  Dezenas de árvores caíram e prédios e casas tiveram a estrutura comprometida. Mas, o prejuízo maior foi a queda do ginásio de esportes Pedro Bioni, o Abelhão, mas margens da BR-376.

Não foi o vento que provocou a queda, mas o peso da água acumulada no teto, que forçou a estrutura de 3 mil metros quadrados. Com o desabamento da estrutura metálica do teto, também paredes foram abaixo.

O secretário de Segurança de Mandaguaçu, Pedro Manzano, acredita que será difícil aproveitar qualquer parte do que foi o ginásio de esportes da cidade nos últimos 33 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *