Fórum paiçandu

Tribunal de Justiça cria Comarca e inaugura fórum em Paiçandu

A Comarca de Paiçandu vai atender a demanda local, mas a dos municípios de Ivatuba, Doutor Camargo e Floresta 

Autoridades da região se reuniram nesta quarta-feira, 25, em Paiçandu, onde o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, dirigiu a inauguração do novo fórum da região, cuja comarca atenderá demandas dos municípios de Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba.  

Segundo o presidente da Corte, essa conquista é um esforço conjunto da sua gestão com autoridades da região: “O sonho é um ato de planejamento. Quando sonhamos com a instalação dessa comarca, estivemos cientes das dificuldades que seriam enfrentadas. Por uma questão de justiça, via e já deslumbrava as exigências e os requisitos preenchidos para que pudéssemos caminhar na instalação dessa comarca. Assumimos um compromisso naquela tarde histórica, de muita emoção, e, quando você assume a palavra e lança um desafio, ele precisa ser cumprido. A aproximação do Poder Judiciário com a população é um dos pilares da nossa gestão”.

O prefeito de Paiçandu, Ismael Batista (União Brasil), reafirmou o esforço conjunto do Tribunal e a conquista desse novo fórum para cidade: “Isso nos dá uma satisfação muito grande. O conjunto de esforços de toda a equipe do Tribunal de Justiça é que fez acontecer, e os deputados aqui da nossa região prontamente se juntaram para fazer em tempo recorde a inauguração. Paiçandu, a partir de hoje, passa a ser mais independente. As pessoas aqui de Paiçandu, do Distrito de Água Boa, de Ivatuba, de Doutor Camargo e de Floresta terão a justiça mais próxima e com isso terá mais agilidade nos processos”.

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Maringá, Eder Fabrilo Rosa, destacou o trabalho do presidente do Tribunal: “Essa conquista da cidade de Paiçandu é resultado da soma de vários esforços de pessoas muito valorosas que trabalharam para que isso acontecesse, e quero destacar evidentemente o esforço e a dedicação que o desembargador José Laurindo de Souza Netto teve para fazer isso acontecer”.

Para o diretor do fórum da comarca de Maringá, Siladelfo Rodrigues da Silva, a instalação do novo fórum beneficiará mais de 70 mil pessoas: “A presente sessão solene demonstra e solidifica uma conquista para região norte do Paraná, proporcionando o acesso à justiça e efetiva a prestação jurisdicional para mais de 70 mil pessoas integrantes dos 4 municípios contemplados pela instalação da comarca de Paiçandu. Será através desse novo fórum que os jurisdicionados de Paiçandu e região poderão ter acesso com plenitude à justiça, propiciando um local para que esses, com diálogo, civilidade e espírito conciliatório, possam diminuir conflitos com segurança, tranquilidade e rapidez”.

A instalação da comarca de Paiçandu foi aprovada durante sessão administrativa realizada pelo Órgão Especial (OE) do TJPR, em junho de 2022, após a região cumprir com os critérios exigidos pela Lei nº 14.277/2003, que estabelece o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná (CODJ).

 

Novo Cidadão Honorário

Durante a visita do desembargador Souza Netto à cidade, a Câmara Municipal de Paiçandu fez-lhe uma homenagem pelos serviços prestados ao município e à região. O Legislativo lhe entregou o título de Cidadão Honorário de Paiçandu, aprovado por unanimidade.

Desembargador José Laurindo de Souza Netto

O presidente do TJPR, José Laurindo de Souza Netto falou que a criação da Comarca de Paiçandu é um trabalho feito por muitas mãos Foto: Reginaldo Eloi

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná disse que o título é extensivo a toda a equipe e outras instituições que colaboraram para a instalação da nova comarca e da construoção do fórum de Paiçandu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *