Hermínio Arduin

Herminio Arduin homenageado pelas seis décadas do Escritório Central de Contabilidade

As últimas semanas têm sido de comemorações para o contabilista Hermínio Arduin, primeiro porque sua empresa, o Escritório Central de Contabilidade, está próxima de completar 60 anos, segundo pela homenagem que recebeu da Associação Comercial e Empresaria de Maringá (Acim) por ser um dos mais antigos filiados à instituição, e, a mais importante, reuniu a família para festejar as Bodas de Ouro com a esposa Nair.

 

A homenagem da Acim veio no bojo das comemorações alusivas aos 70 anos da entidade e a diretoria aproveitou para enaltercer aqueles que, como diretores ou como filiados, ajudaram a construir uma das entidades mais representativas e respeitadas do Paraná.

 

O Escritório Central começou a fazer parte da entidade quando ela ainda estava tentando se firmar como representante do comércio e da indústria maringaense. Devido à grande quantidade de empresas que surgiam em um dos momentos mais importantes da economia de Maringá, os escritórios de contabilidade surgiam como importante apoio a essas empresas.

Herminio Arduin e Escritório Central de Contabilidade

Escritório Central com a tecnologia mais moderna que houver para a Contabilidade Foto: Reprodução

 

O escritório foi criado em 1965 pelo contador Paulo da Silva Madeira, na Rua Neo Alves Martins, próximo à esquina com a Avenida Getúlio Vagas. Com uma equipe escolhida com critério, o Escritório Comercial Central, como era o nome na época, começava sua trajetória para se tornar um dos icones na história da Contabilidade em Maringá, que vivia um ritmo acelerado de crescimento.

 

Em 1967, Hermínio Arduin comecava sua trajetória na Contabilidade, sendo contratado como auxiliar no escritório. Seu empenho e dedicação o tornaram o braço direito do patrão, o que o levou a ser o administrador da empresa, assim era o responsável por todas as tarefas executadas.

 

Em 1972, um dos irmãos de Hermínio, Jair Arduin, que já tinha experiência por ter trabalhado em outro escritório de Contabilidade, também foi trabalhar no Central. Em 1975, quando Madeira resolve se retirar da atividade, Hermínio e Jair, com a irmã Natalina, compram o escritório

 

 

De pais para filhos

 

Em Maringá, hoje o nome Arduin está entreitamente ligado à área da Contabilidade. Pelo fato de um dia o jovem Hermínio ter entrado em um escritório como auxiliar mudou os rumos da família, que hoje conta com vários profissionais do setor de Contabilidade.

 

Jair faleceu em 2006, mas os filhos dele, Juliano e Simone, se formaram em Contabilidade e trabalham no escritório, ao lado de Ricardo, filho de Hermínio e primogênito da família, que atua no escritório desde 1993, quando tinha 16 anos. “Não houve uma sucessão formal, nossos filhos foram assumindo funções naturalmente”, diz Hermínio, que conta com o apoio de décadas da irmã Natalina Maria Arduin Moriwaki.

 

O escritório hoje funciona em um edifício na área central de Maringá, conta com uma equipe algumas vezes maior do que aquela que tinha quando Hermínio começou como auxiliar, atende a empresas de diversos portes e ramos de atividade, atende também a pessoas físicas e condomínios, sempre buscando a qualidade no serviço, para, com isso, fornecer a assessoria necessária para seus clientes.

 

A família que trabalha unida enfrentou desafios, como crises e planos econômicos, o aumento da concorrência e a urgência da informatização. “Nesta trajetória, a Associação Comercial foi importante. No começo, usávamos a estrutura da associação até para tirar fotocópias. E até hoje podemos contar com palestras, treinamentos, orientação, enfim um suporte indispensável”, conclui o empresário.

 

 

Bodas de Ouro de Nair e Hermínio Arduin

Hermínio Arduin

A família Arduin se reuniu neste mês de maio para festejar os 50 anos de casados de Nair e Hermínio Arduin. Além de alguns amigos e familiares, estiveram presentes os quatro filhos do casal, Ricardo, Rodrigo, Robson e Rafaela, noras e todos os netos.

 

 

Veja também

4 comentários sobre “Herminio Arduin homenageado pelas seis décadas do Escritório Central de Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *