ana primavesi

Morre Ana Maria Primavesi, pioneira da Agroecologia no Brasil

Morreu neste domingo, 5, aos 99 anos, a agrônoma e professora Ana Maria Primavesi, pioneira da agroecologia no Brasil. Ela morreu em São Paulo e foi enterrada no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul.

Ana era austríaca e migrou para o Brasil em 1948 com o marido, passando a dar aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seus livros e ensinamentos viraram parâmetros para cientistas e pesquisadores do país, assim como agricultores.

A pesquisadora foi entrevistada várias vezes pelo programa Globo Repórter. Veja uma das vezes, em 2012

Ela era apaixonada pelo solo e, com mais de 60 anos de carreira, ganhou prêmios e escreveu diversos livros. Entre suas dicas de manejo estavam a rotação de culturas, para ajudar no controle de pragas e doenças, e o uso de quebra-vento, uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação do vento.

Os estudos sobre preservação de solo e recuperação de áreas degradadas, priorizando a atividade biológica através do acúmulo de matéria orgânica, evitando o revolvimento do solo, como se fazia anteriormente, ganharam muito destaque e tornaram Ana em uma referência em solo.

Enquanto lecionava na Universidade Federal de Santa Maria, contribuiu para a organização do primeiro curso de pós-graduação voltado para a agricultura orgânica. Após sua aposentadoria não parou de ajudar em pesquisas e ajudou a fundar a Associação da Agricultura Orgânica (AAO). Seu livro “Manejo –ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais”, lançado em 1984 ainda é considerado uma obra de referência nas ciências agrárias.

Ana Maria Primavesi

A cientista Ana Maria Primavesi aos 99 anos, fotografada pela amiga Virgínia Knabben

 

Vinda ao Brasil

Segundo a geógrafa e professora Virgínia Knabben, que escreveu a biografia “Ana Maria Primavesi – histórias de vida e agroecologia”, a pesquisadora austríaca chegou ao Brasil em meados 1948, com seu marido, o fazendeiro e também doutor Artur Barão Primavesi.

Ambos lecionaram Universidade de Santa Maria (RS) e, após a fundação do Instituto de Solos e Culturas, criaram o primeiro curso de pós graduação no tema “Produtividade e Conservação do Solo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *