Zé Português

Há um ano morria Zé Português, empresário de Maringá que foi lutador de circo

Familiares e amigos lembraram nesta semana o primeiro ano da morte do empresário maringaense José Ferreira Branco, o Zé Português, que morreu no dia 16 de abril de 2019 aos 85 anos, em um hospital de Curitiba. Ele  sofria de Alzheimer e estava internado devido a uma pneumonia.

Zé Português foi sócio do Frigorífico Maringá (Frigma) e do Motel C Q Sabe, um dos primeiros motéis de Maringá, mas ficou famoso por suas excentricidades. Desde muito jovem, quando se envolveu com esportes, se destacou como lutador de luta-livre, participando de espetáculos dos pequenos circos que se instalavam nos bairros de Maringá.

Outra excentricidade do empresário foi assunto na imprensa e virou manchete no jornal O Diário. Após a morte do padre Monsenhor Bernard Knudde, no ano 2000, ele passou várias noites dormindo no cemitério, ao lado do túmulo do padre, chorando. Eles era amigos.

Zé Português era filho do casal de pioneiros Jacinto Ferreira Branco e Francisca e irmão da comerciante Luiza Branco Carreira, proprietária de um dos primeiros estabelecimentos comerciais da região do Mandacaru, a Comercial Carreira, mas que todos se referiam como Venda da Luisa Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *